Exams Title Block

Exames

Neurofisiologia

Os exames de Neurofisiologia auxiliam o diagnóstico das doenças do sistema nervoso central e periférico. Os técnicos de Neurofisiologia da Ordem da Trindade possuem uma vasta experiência na realização destes exames e estão disponíveis para auxiliar e esclarecer todas as dúvidas do paciente na preparação para o exame.
 

Eletroencefalograma ( EEG)

Preparação para o exame

O eletroencefalograma permite o estudo da atividade elétrica cerebral. É realizado através da colocação de elétrodos no couro cabeludo de forma não-invasiva.
EEG de adulto  (ECG, HPP e ELI)
EEG com traçado de sono diurno
EEG na criança
Monitorização vídeo - EEG
 

Polissonografia Convencional (Vìdeopolissonografia) 

 

Adulto: A polissonografia convencional é um registo de sono noturno que avalia o padrão do sono através de diversas variáveis: atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma), movimentos oculares (eletrooculograma), atividade muscular (eletromiograma tibial e mentoniano), respiração (fluxo aéreo oral e nasal, esforço respiratório), ritmo cardíaco (eletrocardiograma), oximetria (saturação de O2), avaliação do ressonar e posição corporal.
Para além do registo de todas as variáveis referidas é realizado também o registo em vídeo e o doente é acompanhado durante toda a noite, por um técnico de Neurofisiologia especializado.
O exame é efetuado em equipamento Vídeo-digital que permite uma aquisição precisa das diversas variáveis e a análise do sono.
No Hospital da Ordem da Trindade todos os pacientes são acomodados em quartos individuais com ar condicionado e quarto de banho privativo.

 

Criança: A polissonografia é o principal método para diagnóstico das perturbações do sono na criança. É o exame que avalia o sono espontâneo da criança realizado durante uma noite inteira.
Durante o exame, assim como no adulto, são registadas múltiplas variáveis fisiológias: atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma), movimentos oculares (eletrooculograma), fluxo aéreo nasal e oral, movimentos respiratórios, Saturação de O2, Eletrocardiograma e Eletromiografia dos membros inferiores (eletromiograma tibial).
Pode ainda ser útil o registo da Capnografia - consiste na medida do dióxido carbono libertado durante a respiração, parâmetro muito útil no diagnóstico da apneia do sono da criança e na síndrome da hipoventilação com retenção de CO2, frequente nas doenças neuromusculares e nas doenças respiratórias crónicas.
 

Polissonografia Ambulatória

Preparação para o exame

A Polissonografia Ambulatória é também um registo de sono noturno bastante completo. Trata-se de um exame que permite também avaliar a atividade cerebral, a função respiratória e deteção de movimentos anormais dos membros durante o sono, efetuado no quarto do paciente. 
Está indicada nos pacientes com suspeita e Síndrome da Apneia do Sono, Síndrome das Pernas Inquietas, Movimentos Periódicos do Sono e em alguns casos de insónia, sensação de cansaço físico ao despertar e roncopatia.

 

Titulação (Ajuste de Pressão) CPAP e BIPAP 

Preparação para o exame

Consiste na monitorização do sono para iniciar ou acompanhar o tratamento com aparelho de CPAP ou BIPAP. Nos doentes que necessitam de utilizar aparelhos do tipo CPAP ou BIPAP durante o sono é efetuada polissonografia, com ajuste progressivo (titulação) da pressão inspiratória no caso do CPAP e das pressões inspiratória e expiratória no caso do BIPAP, com o objetivo de estabelecer os melhores parâmetros de tratamento, tais como a definição da máscara mais adequada e do nível de pressão positiva a ser utilizado.
Este ajuste pode ser efetuado no aparelho existente no Hospital da Ordem da Trindade mas é recomendável que o paciente leve o seu o seu próprio aparelho e máscara (prescritos ou já em uso).
 

Teste de Latências Múltiplas do Sono 

Preparação para o exame

O Teste de Latências Múltiplas do Sono avalia a propensão para adormecer durante o dia. É efetuado em cinco etapas, com intervalo de duas horas entre elas, no dia subsequente à realização da Polissonografia noturna.
Trata-se de um exame especialmente importante na avaliação de doentes com sonolência diurna excessiva e na suspeita de narcolepsia com ou sem cataplexia.
 

Split-Night 

Preparação para o exame

Trata-se de uma polissonografia efectuada em duas partes:
Na primeira parte da noite para diagnóstico e na segunda parte com o CPAP para determinar a pressão ideal para tratamento.
 

Avaliação Cardiorrespiratória ambulatória 

Preparação para o exame

Avaliação da função respiratória durante o sono é realizada no domicílio do doente para proporcionar maior comodidade. Está principalmente indicada em doentes com quadro clínico altamente sugestivo de SAOS (Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono).

 

Especialistas
Ana Paula Santos