Farmácia

Farmácia OT

A origem da Farmácia da Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade remonta ao ano de 1824, concretamente ao dia 12 de Julho daquele ano, em que em reunião, a Mesa Administrativa deliberou "ser muito útil à nossa Ordem erigir-se a botica para curativo dos nossos Irmãos enfermos" (extrato da ata daquela reunião). Inaugurada em 22 de Agosto de 1824 está integrada, atualmente, no edifício da Ordem da Trindade.

A Farmácia tem duas vertentes distintas em espaços físicos próprios: a Farmácia Comunitária e a Farmácia Hospitalar, esta última, dedicada exclusivamente ao Hospital (Consulta Externa/ Ambulatório/ Internamento e Bloco Operatório).

A Farmácia Comunitária, aberta à comunidade, foi sempre um ponto de referência quer da cidade do Porto, quer de outras áreas do Norte do País, graças ao empenho das diferentes Direções Técnicas. Está direcionada para grupos de doentes com várias patologias, nomeadamente, com ostomias de vários tipos e, mais recentemente, portadores de feridas crónicas. A farmácia Comunitária da nossa Ordem manteve-se sempre na vanguarda, disponibilizando os mais recentes avanços terapêuticos e de dispositivos médicos.

Aqui o público pode encontrar um serviço farmacêutico especializado, preparado para aconselhar e orientar o utente na aquisição de:

  • Medicamentos sujeitos a receita médica;
  • Medicamentos não sujeitos a receita médica;
  • Produtos e acessórios de saúde e bem-estar:
  1. Dermocosmética;
  2. Puericultura;
  3. Material para pensos;
  4. Ostomia;
  5. Nutrição.
  • Medicamentos manipulados, de produção própria.

Toda a equipa da Farmácia Comunitária trabalha no sentido de promover a saúde e bem-estar dos seus utentes, promovendo o uso dos medicamentos com segurança e disponibilizando também, alguns serviços rápidos, tais como: medição da Tensão Arterial, medição do Peso e determinação do IMC (Índice de Massa Corporal), determinação de alguns parâmetros bioquímicos (Glicemia, Colesterolemia, Triglicerídemia) e Teste da Gravidez.

 

Farmácia Hospitalar

A Farmácia Hospitalar ou, mais corretamente, Serviços Farmacêuticos Hospitalares (SFH) têm um papel crucial na atividade do Hospital ao assegurarem  a terapêutica medicamentosa aos doentes do Ambulatório (Consulta Externa), do Internamento e do Bloco Operatório.

A equipa Técnica destes Serviços Farmacêuticos Hospitalares garante, também, o fornecimento constante de todos os materiais necessários aos atos cirúrgicos realizados diariamente neste Hospital, contribuindo assim, para a confiança das equipas cirúrgicas que aqui operam.